Tratamento de Resíduos Orgânicos é tema de encontro em Minas Gerais

Entre os dias 14 e 15 de julho, o Centro Mineiro de Referência em Resíduos foi palco da Jornada Mineira para Reciclagem de Resíduo Orgânicos. O evento, que contou com a participação de mais de 150 pessoas, é uma iniciativa da parceria entre o Insea, o Movimento Nacional dos Catadores Materiais Recicláveis (MNCR) e o Instituto Pólis. O encontro reuniu catadores de materiais recicláveis, representantes de prefeituras, técnicos da área de gestão em resíduos e representantes da sociedade civil organizada.
Esse encontro faz parte de um projeto da Organização das Nações Unidas (ONU), coalizão clima e ar limpo, que visa reduzir as emissões de gás metano no setor de resíduos. De acordo com os organizadores, “a intenção é promover a reciclagem na prática dos resíduos orgânicos e desviar esse resíduo do aterro sanitário”, destaca o representante do Instituto Pólis, Victor Argentino. 

“Nós tivemos um momento incrível aqui em Belo Horizonte com vários atores e esse encontro foi muito importante pra gente viver a prática, no momento de troca, porque a gente acredita que aprendemos muito vendo e experienciando, além dos momentos de discussão”
Victor Argentino
Instituto Pólis

Além de debates com representantes de iniciativas de diferentes localidades como do estado de São Paulo e da Bahia, também aconteceram apresentações de iniciativas e estudos oriundas do poder público federal, estadual e do âmbito municipal. Essas apresentações trouxeram dados importantes para o tema como um todo.

De acordo com os dados apresentados pelo Instituto Pólis, no Brasil, 10% das emissões de metano têm origem em aterros sanitários (fonte: Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa – SEEG, 2024). Também de acordo com o documento apresentado, o Acordo Global do Metano prevê uma redução de 30% até o ano de 2030.  

“Essa Jornada para Reciclagem dos Resíduos Orgânicos é o principal item para a nossa rota tecnológica para a reciclagem dos resíduos, uma vez que mais de 50% do nosso resíduo gerado é composto por orgânico. Então a gente precisa criar e estimular para que as práticas de não aterramento possam crescer e multiplicar. E ao mesmo tempo estimular que os catadores possam diversificar o seu modo de trabalhar em seus possíveis modelos de serviços e negócios. É um momento em que estamos buscando uma governança com os vários atores de Minas Gerais para construir as soluções e acelerar o processo de tratamento adequado”
Luciano Marcos
INSEA

Durante o encontro foram apresentadas algumas iniciativas. A Cooperativa de Catadores de Coleta Seletiva de Caetité (Coopercicli) tem caminhado no tratamento adequado ao resíduo orgânico gerando renda para os catadores no interior da Bahia.

Com o slogan “O balde de hoje, é o adubo de amanhã: participe da coleta de resíduos orgânicos!”, a cooperativa, fundada em 2009, fornece baldes e bombonas para armazenamento e realiza a coleta semanal, transformando os resíduos em adubo orgânico de qualidade. De acordo com os números apresentados, em 2024 a Coopercicli coletou cerca de 45 toneladas de resíduo orgânico. Em 2025 esse número subiu para 105 toneladas, representando um aumento de 133%. O projeto é realizado em parceria com a Fundo Nacional de Meio Ambiente e a Fundação Nacional de Saúde.

Antônio Aparecido, mais conhecido como Toninho Catador, participou do encontro e ressaltou a importância de trazer essa discussão para os participantes da cadeia da reciclagem e tratamento de resíduos como um todo. 

“Nós catadores de materiais recicláveis já trabalhamos com os resíduos secos e esse é mais um material que chega para compor a nossa cadeia. Já sabemos do desafio que é recolher e transformar em receita para as nossas bases. A gente está aprendendo nesse evento como que podemos fazer isso acontecer”
Toninho Catador
Rede Sul-Sudoeste – MG.

Visitas às Experiências

Os participantes da Jornada foram organizados em grupos para vivenciarem um pouco as experiências que acontecem na capital mineira em relação ao tratamento e reaproveitamento dos resíduos orgânicos.

As visitas aconteceram em cinco locais diferentes, sendo eles: Massalas Orgânicos- Gestão de Resíduos Orgânicos; Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos – CTRS BR 040; Agricultura agroecológica, segurança alimentar e compostagem- Banco de Alimentos da Prefeitura de Belo Horizonte- SMASAC; Compostagem comunitária- Núcleo Lixo Zero- Santa Tereza; e CEMAR – Centro Municipal de Agroecologia e Educação Ambiental Para Resíduos Orgânicos.

Encaminhamentos

Após as visitas os participantes organizaram uma síntese das caravanas e aprofundaram com propostas. A última atividade da Jornada foi: “Olhar de futuro: caminhos para o desenvolvimento de um ecossistema de cooperação para o desenvolvimento da reciclagem dos resíduos orgânicos com participação das organizações de catadores e catadoras rumo a circularidade”, seguido de uma votação das ideias prioritárias com maior impacto.

A proposta que recebeu o maior número de votos entre os participantes, se destacando enquanto proposta prioritária para o avanço da reciclagem dos resíduos orgânicos foi o apoio para a melhoria da infraestrutura e qualidade/dignidade do trabalho nas cooperativas de catadores e catadoras. Sendo que para isso é preciso avançar em relação aos terrenos das organizações, assessoria técnica, capacitação e regularização documental dos espaços.


Descubra mais sobre INSEA

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima