O Conexão Cidadã é o primeiro escritório móvel de apoio personalizado a catadores e catadoras de rua e/ou autônomos de materiais recicláveis no Brasil.
O projeto é executado pela ANCAT ( Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis) em parceria com Fundação Banco do Brasil. Em Belo Horizonte conta com a parceria do INSEA (Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável) além do apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, para implementação do projeto.
Ele surgiu a partir da experiência,
bem-sucedida, da ANCAT com o HUB da Cidadania, em São Paulo/SP, que passou a ser denominado de Conexão Cidadã.
O objetivo principal é promover a inclusão social e cidadã de catadores e catadoras de rua e/ou autônomos de Belo Horizonte, contribuindo para o acesso a dignidade e direitos.
Ações Realizadas
01
Construção e fortalecimento do vínculo com os catadores e catadoras cadastrados
02
Articulação e realização de ações em conjunto com a rede de assistência e saúde que atende aos catadores e catadoras nos territórios, bem como com as demais entidades e organizações que atuam na luta por direitos dessa população
03
Oficinas formativas que visem o empoderamento dos catadores e catadoras em prol de seus direitos e sua cidadania.
04
Atendimentos individuais (acolhida, escuta qualificada, apoio e orientação) com base em demandas apresentadas.
05
Mutirões de atendimento e eventos de valorização dos catadores em parceria com outros atores do Poder Público e da Sociedade Civil organizada.
A meta do projeto é cadastrar e atuar junto a 1.100 catadores e catadoras de materiais recicláveis em belo horizonte.