insea-catadores_realizam_acao_de_consietizacao
junho 13, 2014 Nenhum Comentário

Catadores realizam ação de conscientização em Vitória

Quem passou pela Praça Costa Pereira, Centro de Vitória, por volta das 15h da tarde da última quarta-feira, 10 de junho, teve a agradável surpresa de encontrar com o animado grupo dos catadores de materiais recicláveis da Rede de Economia Solidária dos Catadores Unidos do Espírito Santo (Reunes). O grupo estava distribuindo botões de rosas, uma cartilha sobre a coleta seletiva e muita alegria. Também foi aplicado aos transeuntes um pequeno questionário com três questões sobre a coleta seletiva.

O resultado do questionário mostra a vontade do capixaba de ter a coleta seletiva implantada e participar deste avanço. Dos 415 entrevistados 393 disseram que se tivesse a coleta seletiva em sua rua, separariam o resíduo reciclável do lixo úmido. Somente 22 entrevistados disseram que não participaria da coleta seletiva.

Outro resultado relevante da pesquisa é que, dos 415 entrevistados, 260 já fazem a coleta seletiva em sua residência. Muitos desses cidadãos que já separam o material entregam para os catadores ou levam até as associações. Outra parte dos entrevistados já leva até aos pontos de entrega voluntária, implantados pela Prefeitura.

Lucas Alexandre Lourenço, 19 anos, sabe da importância da coleta seletiva e espera que as cidades do Espírito Santo avancem nessa área. “Acho a coleta seletiva essencial para diminuir a sujeira das cidades, tanto as grandes quanto as menores. Eu trabalho aqui em Vitória, mas moro em Serra. Lá na minha casa eu separo os materiais recicláveis e entrego tudo para um catador que sempre passa na minha rua”, disse Lucas que trabalha em uma lanchonete na Praça Costa Pereira.

Elizabete Carvalho é aposentada pela Prefeitura de Vitória e também apoia a coleta seletiva. “Enquanto eu trabalhei na Prefeitura de Vitória a gente sempre realizava trabalhos internos de conscientização ambiental. Uma das vitórias que conseguimos foi que cada trabalhador usasse o seu próprio copo, reduzindo assim o gasto excessivo de copos descartáveis. Temos que começar a mudança dentro das nossas casas, levar essa ideia para as escolas, trabalhar com as crianças, que levam o conhecimento pra casa e acabam educando os adultos”, ressaltou a aposentada.

“Foi uma oportunidade de mostrar para a comunidade a importância do trabalho do catador, tendo como foco principal a coleta seletiva. A população também demonstrou interesse pelo tema, principalmente quando se trata de questões relacionadas à possibilidade de separar o lixo e dar uma destinação correta”, disse a técnica social do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea) Lídia Barbosa Pinto.

Um dos catadores que participou da atividade de mobilização social na Praça Costa Pereira, Antônio Ramos Martins, é o Presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Castelo (Reciclando Vidas) e acredita que foi positiva a ação junto a população. “A atividade foi ótima! Acho que conseguimos passar uma boa mensagem para as pessoas que passaram pela praça. Eu percebi que as pessoas são a favor da coleta seletiva. Quem não faz é porque não tem coleta seletiva na sua porta e não sabe que pode entregar para uma associação. Gostei tanto da atividade que estamos querendo fazer a mesma ação aqui em Castelo”, disse Antônio.

A atividade foi promovida pelo Insea, junto com os catadores da Reunes, e contou com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA