O projeto “Territórios do Bem Viver: trabalho e renda, sustentabilidade e direitos” é executado por ASMARE, em parceria com INSEA, lideranças comunitárias, organizações populares e redes de economia solidária, articulando grupos vulnerabilizados da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A ação integra organizações de catadores, povos indígenas, comunidades atingidas pela mineração, povos e comunidades tradicionais, apoiando a mobilização, formação, assessoramento técnico, produção de materiais informativos e realização de encontros voltados ao fortalecimento da identidade metropolitana, da economia solidária e dos direitos.
Metodologia Participativa
Baseada em educação popular e pedagogia da alternância, valorizando conhecimentos das comunidades e suas experiências.
Temas Geradores
A realidade local orienta formações, atividades produtivas e soluções coletivas.
Equipe Multidisciplinar
Assessores especializados atuam em mobilização, formação, engajamento e visibilidade das ações
Alinhamento aos ODS
Engajamento fundamentado na Agenda 2030 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Sustentabilidade e Território
Ações contínuas de circularidade, resíduos orgânicos, preservação do solo, agroecologia, finanças solidárias, direitos e recursos hídricos.
Participação e Diálogo
Lideranças participam de planejamento, monitoramento e avaliação, com estímulo a canais permanentes de diálogo.
Fortalecer ecossistemas territoriais por meio da constituição de redes de articulação, formação e organização comunitária, promovendo modelos cooperativos de pequenos negócios solidários, ampliando oportunidades de trabalho e renda, acesso a políticas públicas, segurança alimentar, novos modelos de negócios colaborativos e consciência ambiental.
Visamos construção de modelos de cooperação e pequenos negócios solidários, Integrando catadores(as), povos indígenas, comunidades atingidas pela mineração, povos e comunidades tradicionais com foco em: