janeiro 23, 2015 | Nenhum Comentário |
Em tempos de falta d’água em muitas cidades, as diversas formas de economia do recurso mineral mais valioso para os seres vivos são bem-vindas. Uma forma de economia que só traz benefícios é a reciclagem. Você sabia que a cada tonelada de papel/papelão reciclada gera uma economia de até 30 mil litros de água?
Cada cidadão pode chegar a produzir até 1 kg de “lixo” por dia. Separe o seu resíduo seco e encaminhe para uma associação de catadores. Além de ajudar a prolongar a vida útil dos aterros sanitários, contribui diretamente com a economia de diversos recursos minerais, como por exemplo, areia, árvores, petróleo, área territorial, energia elétrica, além da água.
A reciclagem é um processo industrial que converte o resíduo descartado (lixo) em produto semelhante ao inicial ou em outro. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo (mercado de consumo) o que é jogado fora.
Pra começarmos a evoluir em relação à reciclagem precisamos mudar o conceito de lixo. O que tratamos como lixo na verdade é fonte de riqueza, matéria prima (ainda que secundária) e fonte de trabalho e renda. Segundo dados recentes do Banco Mundial, cerca de 4 milhões de latino-americanos vivem da separação e venda de materiais recicláveis.
Essa é uma mudança que só pode ser realizada a partir de cada um. Para evoluir em relação à reciclagem é necessário que cada cidadão repense a sua forma de levar a vida e sua relação com o meio ambiente. Rever o consumo. Gerar resíduos é gerar gastos ao planeta.
Dicas para economizar água:
A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.