fevereiro 8, 2013 | Nenhum Comentário |
O sul de Minas Gerais recebe, de 26 a 28 de fevereiro, o ciclo de capacitação de Gestores Públicos para Amostragem e Análise da Geração de Resíduos Sólidos Domiciliares e Comerciais. O evento também debaterá formas de mobilização e conscientização pública para a coleta seletiva solidária. Coordenado pela equipe do Projeto Novo Ciclo Sul de Minas do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA), a programação será realizada nas cidades de Poços de Caldas (26), Piranguinho (27) e Boa Esperança (28). Veja a programação no final desta nota! Informações podem ser obtidas pelo fone: (31) 3295.7270 ou pelo e-mail: [email protected]
ONDE ACONTECE
O curso abrigará as cidades descritas nos polos a seguir. Os locais, onde acontecerão os encontros, serão confirmados pelas prefeituras das cidades polos:
IMPORTÂNCIA
A responsabilidade socioambiental é assumida por todos os municípios e seus cidadãos – é um compromisso de todos. No momento em que as administrações municipais se organizam para a implementação efetiva das exigências da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), exigida até o final de 2014, o curso de qualificação vem contribuir para a otimização das ações na gestão dos resíduos. O evento nas cidades no sul de Minas vai propiciar aos participantes trabalharem na caracterização dos descartes e sua destinação, o mapeamento dos parceiros da coleta seletiva e conhecimento do mercado da reciclagem na região. Perpassando todas as atividades, o envolvimento e participação ativa da comunidade, através da sensibilização e informação dos moradores.
PARTICIPAÇÃO
O curso de capacitação é gratuito e destinado a técnicos e profissionais da administração pública, as atividades têm o objetivo de qualificar os gestores para obtenção de indicadores na administração dos resíduos sólidos, em especial para a implantação da coleta seletiva e mobilização de suas comunidades. Os interessados terão as despesas de locomoção, alimentação e material de apoio sob responsabilidade do INSEA. Cada município pode inscrever 02 (dois) participantes.
As atividades são divididas em teoria e prática. Para a parte prática, a coordenação do evento orienta que os participantes levem roupas à parte (calça comprida e bota de triagem). O INSEA em parceria com as prefeituras, onde serão realizados os cursos oferecerão máscaras e luvas para os procedimentos. Todos os participantes receberão certificados.
Matéria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do INSEA
CICLO DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS
AMOSTRAGEM E ANÁLISE DA GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES E COMERCIAIS
MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA PROGRAMAS DE COLETA SELETIVA
09 h às 11 h: CAPACITAÇÃO TEÓRICA PARA DIAGNÓSTICO DE GERAÇÃO DE RESÍDUOS
11 H às 12 h: CAPACITAÇÃO PARA MOBILIZAÇÃO SOCIAL:
12 h ÀS 13 h 30 MIN: ALMOÇO
13h 30 min às 17 h: PRÁTICA DE AMOSTRAGEM
17 h: ENCERRAMENTO
A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.