maio 10, 2013 | Nenhum Comentário |
Tendo como pontos centrais de discussões o Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos (PSAU), a Nova Lei do Cooperativismo, a Comercialização em Rede, o Licenciamento Ambiental e a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – a Cooperativa Central da Reciclagem Solidária dos Trabalhadores de Minas Gerais (Rede Sol) realiza o seu III Seminário – “Coleta Seletiva, do Cooperativismo Solidário à Prestação de Serviços”. O evento tem o apoio do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Inssea). Veja programação no final desta matéria!
As atividades acontecem nos dias 20 e 21 de maio, na Casa de Retiro São José, à Av. Itaú, 590, Bairro Dom Bosco – Belo Horizonte (MG). O encontro, além de promover a integração de associações e cooperativas mineiras e capixabas, recebe técnicos de Organizações Não Governamentais (ONGs), gestores públicos, empresas e autarquias parceiras dos catadores. Informações: (31) 3222.6265 ou pelo e-mail: [email protected]
VALORIZAÇÃO PELOS GESTORES
Nesta terceira edição, o Seminário pretende debater estratégias de compreensão, por parte dos gestores, da importância do catador como agente da destinação dos resíduos. Neli Medeiros, coordenadora da Rede Sol, explica que o principal objetivo do evento é analisar a conjuntura; reforçando a importância de realização da coleta seletiva pelos catadores.
Centrada no entendimento de que as administrações públicas precisam pautar a ação do catador de forma mais efetiva e parceira, o III Seminário quer fazer avançar o diálogo com os decisores governamentais. “Para nós, é fundamental sermos reconhecidos e valorizados pela prestação de serviços que realizamos nas cidades; e recebermos por tal serviço como prevê o PSAU”, destaca Neli.
No contexto da gestão de resíduos nas cidades, Neli deixa clara a posição de que as associações e cooperativas têm capacidade em assumir o trabalho. “Pretendemos enfatizar, no Seminário, que nós, os catadores queremos assumir integralmente o gerenciamento dos resíduos recicláveis nos municípios; por sermos os mais capacitados e mais conhecedores do assunto”, sustenta a coordenadora da Rede Sol.
FORMAÇÃO POLÍTICA
O evento possibilita o encontro dos catadores, as partilhas de realidades e um pensar articulado nas questões afins à categoria. Potencializando a ação sociopolítica dos catadores, a integração vem possibilitando, nos três anos do evento, avanços significativos de maior presença dos catadores nas agendas públicas e comunitárias. Neli comemora destacando “percebo que ganhamos reconhecimento junto à sociedade, aos nossos governantes e à formação dos catadores”. Pretendemos enfatizar que os catadores querem assumir integralmente o gerenciamento dos resíduos recicláveis nos municípios por sermos os mais capacitados e mais conhecedores do assunto.
Ao definir pelo tema escolhido “Coleta Seletiva, do Cooperativismo Solidário à Prestação de Serviços, Neli explica que a intenção é abordar a essência do trabalho realizado por todos os catadores. As associações e cooperativas estão fundamentadas na intervenção de forma cooperativa. A coordenadora da Rede Sol afirma que “os princípios do cooperativismo solidário como prestação de serviços fundamental para o bem social e ambiental é forma deve reger a atuação dos catadores.”
INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO
Os catadores e interessados em participar devem fazer a inscrição pelo e-mail [email protected]. No e-mail cita no assunto: III Seminário Rede Sol. No corpo do e-mail informar nome completo, nº da carteira de identidade, cidade, nome da organização que pertencem e fones de contato. As informações podem ser obtidas através dos telefones da Rede: 3222-6256 e 8506-2824. Falar com Daniela Zuquim.
SERVIÇO:
III SEMINÁRIO REDE SOL
“Coleta Seletiva, do Cooperativismo Solidário à Prestação de Serviços”.
Dias: 20 e 21 de maio
Local: Casa de Retiro São José
Endereço: à Av. Itaú, 590, Bairro Dom Bosco – Belo Horizonte (MG)
Inscrição e Informações: [email protected] ou pelo fone: (31) 3222-6256 e (31) 8415.7787.
Matéria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do Insea.
III SEMINÁRIO REDESOL – Coleta Seletiva, do Cooperativismo Solidário à Prestação de Serviços.
PROGRAMAÇÃO
20 DE MAIO – SEGUNDA-FEIRA:
07h-8H 30 min: Credenciamento/Café da manhã
8h 30 min: Abertura do evento
Composição da mesa de abertura.
Apresentação Teatral: “Assim caminha a humanidade…”
9h 45 min : Mesa 01 – Mediador: Manuel Alejandro (Ong Moradia)
– Novas oportunidades para os catadores a partir do marco legal da Política Nacional dos Resíduos Sólidos:
– Roda de conversa.
12h-13h 30 min: Almoço
13h 30 min: Mesa 02 – Mediadora: Carina – CNDDH
– Coleta seletiva como política pública:
– Roda de conversa.
16h 30 min – 17h: Café da tarde
19h : Jantar/Confraternização
21 DE MAIO – TERÇA-FEIRA
07h-9h: Recepção dos participantes/Café da manhã
9h: Apresentação cultural: “Batuque Salubre – Grupo Percussão – Instituto Unimed-BH”
9h 30 min:– Projeção da sistematização dos trabalhos do dia anterior
10:00h: Mesa 01- Mediador: Guilherme Fonseca (Insea)
– Nova lei do cooperativismo:
– Roda de conversa.
12h-13h 30 min: Almoço
13:30h: Oficinas(Explanação do tema/ Trabalho em Grupo)
– Oficinas:
16:30h -17h: Encerramento do evento – Café da tarde.
*Programação sujeita a alterações.
A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.