maio 20, 2013 | Nenhum Comentário |
Cerca de 250 (duzentos e cinquenta) catadores de materiais recicláveis participam do III Seminário Rede Sol – Coleta Seletiva, do Cooperativismo à Prestação de Serviços. O evento, que teve início na manhã de hoje (20), na Casa de Retiro São José em Belo Horizonte, vai até amanhã (21), trazendo com pontos de debates o Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos (PSAU), a Nova Lei do Cooperativismo, a Comercialização em Rede, o Licenciamento Ambiental e a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
MESA DE ABERTURA
Em sua saudação e abertura, Neli Medeiros, coordenadora da Cooperativa Central da Reciclagem Solidária dos Trabalhadores de Minas Gerais (Rede Sol), ressaltou a importância dos parceiros. “Agradecemos a todos que acreditam e caminham conosco”, enalteceu Neli. Para a coordenadora, uma sociedade melhor depende da dedicação e soma de esforços. “É a união de todos nós – catadores e parceiros – governamentais e não governamentais e empresas com práticas socioambientais responsáveis”, reforçou.
Para o diretor presidente do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea), Luciano Marcos, cada seminário é um rico aprendizado junto aos catadores. Um construir de saberes, ideias e ideais definido por Luciano com uma rede que vai se fazendo invisível na união de forças. “Sentamos juntos, pensamos juntos e vamos fazendo uma grande rede de cidadania de norte a sul – pelo Brasil afora”, exemplificou.
“Vocês são muito importantes parar o Brasil”. Este foi o destaque da fala do deputado federal Nilmário Miranda. O deputado firmou sua posição de parceira. “Estou na Câmara para mediar e apresentar propostas de interesse dos catadores”, anunciou Defendendo a importância do trabalho das associações e cooperativas no fomento à geração de emprego e renda, Nilmário realçou que estará presente no que for necessário para os avanços no fomento à economia solidária através dos empreendimentos.
Compuseram a mesa de abertura todos os parceiros da Rede Sol – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Ministério do Trabalho (MTE) – Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), Caixa Econômica Federal – CEF, Fundação Banco do Brasil, Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Social (Cimos), Centro Mineiro de Referência em Resíduos –CMRR, Instituto Unimed-BH, WWF Brasil.
O III SEMINÁRIO REDE SOL TEM INTENSA PROGRAMAÇÃO COM MESAS TEMÁTICAS, DEBATES E OFICINAS. ACESSE A PROGRAMAÇÃO DO DIA 21 NO FINAL DESTA MATÉRIA
Matéria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do Insea.
SERVIÇO:
III SEMINÁRIO REDE SOL
“Coleta Seletiva, do Cooperativismo Solidário à Prestação de Serviços”.
Dias: 20 e 21 de maio
Local: Casa de Retiro São José
Endereço: à Av. Itaú, 590, Bairro Dom Bosco – Belo Horizonte (MG) – Fone: (31) 3411.5040
Inscrição e Informações: [email protected] ou pelo fone: (31) 3222-6256 e (31) 8415.7787
PROGRAMAÇÃO -21 DE MAIO – TERÇA-FEIRA
07h-9h: Recepção dos participantes/Café da manhã
9h: Apresentação cultural: “Batuque Salubre – Grupo Percussão – Instituto Unimed-BH”
9h 30 min:– Projeção da sistematização dos trabalhos do dia anterior
10:00h: Mesa 01- Mediador: Guilherme Fonseca (Insea)
– Nova lei do cooperativismo:
– Roda de conversa.
12h-13h 30 min: Almoço
13:30h: Oficinas(Explanação do tema/ Trabalho em Grupo)
– Oficinas:
16:30h -17h: Encerramento do evento – Café da tarde.
A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.