agosto 21, 2015 | Nenhum Comentário |
Aconteceu em Brasília, entre os dias 18 e 20 de agosto, o III Seminário Nacional SENAES/Pró-Catador. A atividade teve como objetivo central a promoção da troca de experiências e socialização de resultados entre as 56 entidades parceiras da SENAES/TEM na ação de “Fomento para a Organização e o Desenvolvimento de Cooperativas Atuantes com Resíduos Sólidos”, no âmbito das diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
O INSEA, dada a importância das atividades desenvolvidas pela entidade, foi uma das instituições convidadas a apresentar sua experiência, no âmbito das atividades do Programa Pró-Catador. As apresentações aconteceram nas salas temáticas “Abordagem de Catadores e Catadoras Avulsos e Oriundos de Lixões” e “Prestação de Serviços e Tributação”. As apresentações foram feitas pelo coordenador de projetos do INSEA, Guilherme Fonseca, e pela catadora, Madalena Duarte.
Dentre as experiências exitosas apresentadas durante o encontro, a catadora Madalena apresentou o trabalho desenvolvido pela COOPERT, cooperativa que atua em Itaúna/MG, onde o trabalho dos catadores é reconhecido pela prefeitura. A cooperativa é contratada pelo Município para a realização da coleta seletiva na cidade.
Participaram do seminário representantes dos três estados em que o INSEA atua, Minas Gerais, Espírito Santo e Amazonas.
Programa Pró-Catador
O Programa Pró-catador tem a finalidade de integrar e articular as ações do governo federal voltadas ao apoio e ao fomento à organização produtiva dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, à melhoria das condições de trabalho, à ampliação das oportunidades de inclusão social e econômica e à expansão da coleta seletiva de resíduos sólidos, da reutilização e da reciclagem por meio da atuação desse segmento.
O Programa prevê ações nas áreas de capacitação, formação, assessoria técnica, incubação de cooperativas e empreendimentos sociais solidários, pesquisas e estudos sobre o ciclo de vida dos produtos e a responsabilidade compartilhada, aquisição de equipamentos, máquinas e veículos, implantação e adaptação de infraestrutura física e a organização de redes de comercialização e cadeias produtivas integradas por cooperativas e associações de trabalhadores em materiais recicláveis e reutilizáveis.
A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.