insea-Lula-4000_catadores_expocatadores_2014
dezembro 1, 2014 Nenhum Comentário

Quatro mil catadores participam da abertura da Expocatadores

Começou hoje, 01/12/2014, a Expocatadores 2014. O evento, que é um dos mais importantes da América Latina na área de tratamento e destinação final de resíduos, reúne catadores de todo o Brasil e de diversos países. A abertura da Feira contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do prefeito da cidade de São Paulo Fernando Haddad de diversos representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e das várias entidades parceiras.

Durante a sua fala na abertura, Lula reforçou a importância do processo de politização dos catadores de materiais recicláveis e da relevância do reconhecimento desses trabalhadores pela sociedade. “Eu tinha consciência, quando comecei a minha vida sindical, que precisaríamos transformar os trabalhadores em agentes políticos. Os trabalhadores só eram convidados para subir nos palanques para bater palmas. Era raro um trabalhador ter voz. Só a partir da década de 70 que começamos a conquistar o nosso espaço e podemos buscar a democratização do país. Isso também aconteceu com os catadores de materiais recicláveis nos últimos 12 anos. Vocês se transformaram em cidadãos políticos. Vocês cresceram e começaram a entender que a profissão de vocês não é menor do que a de um engenheiro, de um médico, ou de qualquer outro profissional”, disse Lula sob aplausos dos presentes.

O prefeito Fernando Haddad reforçou o seu compromisso com a causa dos catadores. “Nós não queremos incineração. Nós queremos economia solidária e sustentabilidade. Seria um absurdo excluir os catadores, que são os pioneiros no trabalho de reciclagem, deste momento em que São Paulo está caminhando para a reciclagem de 25% do resíduo seco da cidade. Vamos dar exemplo de que não é admissível separar questão social da ambiental”, disse Haddad. O Prefeito também falou da importância dos catadores não organizados se organizarem em associações ou cooperativa.

O primeiro painel temático de debate da Expocatadores 2014 foi sobre o cooperativismo solidário como estratégia de desenvolvimento da cadeia da reciclagem no Brasil. O representante do MNCR Alex Cardoso expôs sobre a construção da proposta da Reciclagem Popular e a importância da participação ativa dos catadores nos programas de coleta seletiva que já existem. Também participaram do Painel Temático representantes da Secretaria Geral da Presidência (CIISC), da Funasa e, representando o Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária (ORIS), a Engenheira de Produção Jacqueline Rutkowski, que falou sobre os desafios para a ampliação dos programas de coleta seletiva no Brasil. O mediador da mesa foi o, também membro do ORIS, Fernando Tadeu.

Técnicos do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea) e catadores envolvidos nos diversos projetos desenvolvidos e acompanhados pelo Insea estão participando do evento expondo em stands sobre os projetos e programas. A Expocatadores 2014 está acontecendo no Pavilhão Oeste do Parque do Anhembi na cidade de São Paulo e vai até a próxima quarta-feira, 03/12/2014.  A expectativa do MNCR é que cerca de 10 mil pessoas passem pela exposição ao longo dos três dias.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA