outubro 24, 2012 | Nenhum Comentário |
O Programa Petrobras Agenda 21 foi criado com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento social, econômico e ambiental das comunidades das áreas do entorno da companhia Petrobrás. Para isso, o programa pretende fortalecer o relacionamento entre as comunidades e a Petrobras.
O Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA é a instituição executora contratada para facilitar a construção e a atualização coletiva das Agendas 21 Comunitárias.
O Programa Agenda 21, além de estimular a formação de parcerias, tem como princípio fomentar a participação dos jovens da comunidade. O trabalho é desenvolvido com a seleção e qualificação de 18 agentes comunitários com a finalidade de contribuir com a implantação do Fórum na comunidade.
O Agenda 21 possui abrangência nacional e em Minas Gerais contempla quatro (4) municípios: Ibirité ( bairros Cascata, Petrolina, Jardim das Rosas, Ouro Negro/Montreal, Canaã e Recanto da Lagoa), Sarzedo (bairros Quintas da Jangada/Master ville e Fazenda Santa Rosa), Betim (bairros Petrovale e Imbiruçu ) e Juiz de Fora (bairros Vila Esperança e Igrejinha), num total de doze (12) comunidades, sendo dez (10) no entorno da Refinaria Gabriel Passos – REGAP e duas (2) na área de influência da Usina Termelétrica Juiz de Fora.
Etapas do Programa
Sensibilização/Atualização
Apresentar projeto, levantar informações, iniciar mobilização e conhecer lideranças e simpatizantes.
Pesquisa de Campo
Selecionar e qualificar agentes comunitários, realizar pesquisa de campo na comunidade, levantando dados e aprofundando o conhecimento sobre a realidade local.
Diagnóstico Socioambiental Comunitário
Organizar e apresentar para a comunidade e poder público local informações coletadas na pesquisa de campo.
Reuniões Temáticas
Discutir problemas levantados no diagnóstico, aprofundar o conhecimento para encontrar soluções.
Implementação do Fórum da Agenda 21 Comunitária
Realização de reuniões para implementação do Fórum da Agenda 21 Comunitária. Discussão do diagnóstico socioambiental, do plano de ação comunitário e aprovação da Agenda 21 Comunitária.
A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.