Criado em 2012 em Belo Horizonte, o Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária – ORIS procura criar um espaço de reflexão e ação, congregando atores diferentes, reunidos em torno da promoção da reciclagem como alternativa ambiental e social ao tratamento do lixo urbano. O ORIS é integrado por representantes dos catadores e das redes de associações e cooperativas, técnicos de apoio e ONGs, pesquisadores independentes e de instituições universitárias, representantes de instituições públicas e forças políticas simpatizantes do MNCR e da causa ambiental, que constituem uma rede que se construiu em torno da coleta seletiva e reciclagem solidárias como alternativa sociotécnica ao tratamento dos resíduos sólidos urbanos.
Para que esse modelo de reciclagem solidária se desenvolva, é necessário, como em qualquer outra atividade econômica, que informações disponíveis sejam transformadas em conhecimentos e instrumentos de gestão e produção, possibilitando ações eficientes e eficazes, da coleta seletiva à comercialização. O Observatório é um espaço de reflexão, formação, pesquisa-ação e planejamento de ações de curto e longo prazo, sempre tomando como ponto de partida questões prementes que os catadores enfrentam para desenvolver a reciclagem solidária.
Os encontros e ciclos de estudos do ORIS acontecem mensalmente e duas vezes no ano são realizados encontros ampliados, visando à socialização dos conhecimentos acumulados. No primeiro semestre este evento tem o formato de workshop, tendo como público prioritário os gestores públicos. Tradicionalmente, no mês de setembro, o espaço é ampliado em formato de seminários temáticos em torno da rota tecnológica da reciclagem.
Conrado
Indicado.
23 de outubro de 2016 at 21:41