agosto 19, 2013 | Nenhum Comentário |
Os catadores de Manaus foram recebidos, no último dia 12, pelo Prefeito Arthur Virgílio. Na reunião foram pontuadas as demandas apresentadas, pelo então candidato, no período da campanha eleitoral; dentre elas, os galpões pois a grande dificuldade dos grupos é a falta de infraestrutura. Arthur sinalizou de forma positiva para as reinvindicações da categoria, representada pelas catadoras Irineide Lima, Suelem Cardoso, Alzenira Araújo e pelo catador Raul Lima – todos membros dos comitê de catadores do Amazonas – vinculado ao Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR). Participou também Marcela Vieira (assessora técnica do Insea)
A luta dos catadores em Manaus vem dando passos significativos. Da solenidade participaram o prefeito, Alzira Melo Costa (Procuradora do Trabalho), Luiz Castro (Deputado Estadual) , Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt ( Secretária Municipal de Meio ambiente) e Paulo Ricardo Rocha Farias (Secretário Municipal de Limpeza Pública) e Eisenhower Campos ( assessor jurídico de Manaus).
O COMPROMISSO
Os compromissos assumidos são de 1) entregar 6(seis) galpões de triagem, conforme prevê o Plano diretor da cidade de Manaus e 2) melhoria nas condições de trabalho, para futuramente contratar pelos serviços prestados. As lideranças do MNCR saíram da reunião muito otimistas com a possibilidade de melhorias apresentadas. Foi designado como interlocutor do prefeito o assessor jurídico Dr. Eisenhower Campos para o diálogo e atenção aos catadores.
Nota produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do Insea com contribuição de Marcela Vieira (assessora técnica- Insea- Manaus)
A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.