insea-petrobas_e_cataunidos_pelos_catadores_de_minas_gerais
abril 3, 2014 Nenhum Comentário

PARCEIRA PELA COLETA SELETIVA E VALORIZAÇÃO DOS CATADORES UNE PETROBRAS/CATAUNIDOS E INSEA

 PROJETO RECICLAR EM REDE – GERANDO RENDA E CIDADANIA SERÁ LANÇADO NO DIA 07

 De 07 a 09 de abril, Belo Horizonte se torna a capital do debate sobre a reciclagem popular e a defesa e promoção da coleta seletiva solidária com inclusão dos catadores de materiais recicláveis.  Durante os três dias, a cidade sediará o SEMINÁRIO REDES – REDES REGIONAIS: FORTALECENDO E RE-CRIANDO A RECICLAGEM POPULAR – A hora e a vez dos catadores de materiais recicláveis. O evento receberá autoridades, ambientalistas, especialistas, pesquisadores, técnicos e catadores para discussões centradas nos desafios e perspectivas para a efetivação de ações ambientalmente sustentáveis com foco na potencialização da tecnologia social da coleta para a destinação de resíduos.

Em tempos de desenvolvimento sustentável, a preocupação com a gestão dos resíduos gerados é prioridade nas agendas públicas. No Brasil, a Política Nacional (PNRS) – Lei 12305-2010 coloca exigências para o fim dos lixões, nos municípios, até julho 2014 e, consequentemente, a implementação de Políticas Municipais para Gestão de Resíduos Sólidos (PMGRS) com valorização da coleta seletiva com os catadores.

 

 SOLENIDADE LANÇAMENTO PROJETO PETROBRAS CATAUNIDOS

No dia 07  de abril, às 10 horas, no hall de entrada da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) – Praça das Bandeiras, acontece a solenidade de entrega de carrinhos mecanizados, equipamentos e infraestrutura para que os catadores da região metropolitana de Belo Horizonte e regiões Centro-Oeste e Estrada Real atuem de forma otimizada no trabalho de coleta e triagem dos resíduos. O Projeto Petrobras Cataunidos investirá nas  Associações e Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis. Além de milhares de catadores das de todo o estado, participam da solenidade Dinis Pinheiro (Presidente da ALMG), Luiz Henrique da Silva – Coordenador do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) / Rede Cataunidos, Luciano Marcos da Silva – Diretor Presidente do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA), Marcello Nunes Brando  – Gestor de Projetos da Gerência de Responsabilidade Social da Petrobras, Fagner Jandrey – Líderança do MNCR – Campanha Reciclagem Popular

O investimento  é resultado da parceria PETROBRAS – através do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania – em apoio Projeto Reciclar em Rede – Gerando Renda e Cidadania – com a COOPERATIVA DE RECICLAGEM DOS CATADORES DA REDE DE ECONOMIA SOLIDÁRIA (CATAUNIDOS), Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e Instituto Nenuca de Sustentável (Insea).

A Cataunidos reúne cerca de 1.000 (um mil) catadores de 35 (trinta e cinco) associações e cooperativas das regiões O investimento contribui, de forma efetiva, para que o trabalho socioambiental dos catadores  avance no processo destinação dos resíduos e reciclagem.

 

INVESTIDA PETROBRAS

Priorizando investimentos em iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável e a inclusão social, Paulo Oliveira de Araújo Neto, Gerente Programas Sociais da Petrobras, explica que a meta do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania expressa “o compromisso da companhia em contribuir com o desenvolvimento local, regional e nacional – gerando a inserção social, digna e produtiva de pessoas e grupos que vivem em risco social no Brasil”.

Para Luiz Henrique da Silva, coordenador do MNCR em Minas Gerais e da coordenação da Rede Cataunidos, o Projeto vem potencializar o trabalho dos catadores no trabalho socioambiental.  “Vamos ampliar as investidas na coleta e triagem de resíduos, minimizando os impactos ambientais”, destaca  Luiz Henrique.  O coordenador do MNCR/ Rede Cataunidos considera que o comprometimento da Petrobras reforça o comportamento das empresas governamentais no compromisso com o desenvolvimento humano e ambiental. “A atitude da empresa expressa seu envolvimento efetivo com a qualidade de vida, com a inclusão social e com o desenvolvimento sustentável”, declara.

Creditando a importância do trabalho dos catadores, Paulo Neto aponta as perspectivas institucionais para os próximos anos. “Até 2015, a Petrobras dará continuidade aos projetos desenvolvidos com destinação de mais de R$ 145 milhões”.  E manifesta sua satisfação. O gerente da Petrobras se adianta, analisando o futuro do Programa, lançado em novembro de 2013.  “Serão destinados R$1,5 bilhões para projetos com foco em 7 linhas de atuação: direitos da criança e do adolescente, inclusão produtiva sustentável; educação; água, floresta e clima, esporte educacional e biodiversidade”, esclarece.

 

Matéria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do Insea

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA