julho 10, 2015 | Nenhum Comentário |
Representantes de sete municípios mineiros se reuniram nesta semana para formalizar a participação no Programa “Dê a Mão para o Futuro – Reciclagem, Trabalho e Renda” que possibilitará avanços significativos para os empreendimentos de catadores destas cidades. A reunião aconteceu na última terça-feira, 07/07/2015, no Espaço Reciclo – Rua da Bahia, 2164, em Belo Horizonte.
O Diretor do INSEA, Luciano Marcos, deu as boas vindas aos presentes e apresentou um breve panorama da situação atual da catação em Minas Gerais. O coordenador do Programa, “Dê a Mão para o Futuro – Reciclagem, Trabalho e Renda” pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), Guilherme Salata, apresentou os principais eixos e objetivos do Programa.
“Reunimos com os representantes dos sete municípios que conseguimos formalizar o convênio e esperamos que sejam os primeiros de muitos. Nosso intuito é conseguir apoiar várias outras cidades”, disse Salata. O convênio terá a duração de dois anos e tem como principal objetivo conseguir melhorar as condições de trabalho dos catadores, o convênio tem três eixos: assistência técnica e capacitação, investimentos em equipamentos e educação ambiental com foco na coleta seletiva municipal. O trabalho de assistência técnica e capacitação serão realizados pelo INSEA.
Os sete empreendimentos que estão recebendo o benefício são dos seguintes municípios: Contagem, Valadares, Nova Lima, João Monlevade, Pará de Minas, Itaúna e Juiz de Fora. O encontro reuniu representantes das prefeituras, catadores, membros do INSEA, MNCR e da ABIHPEC.
O Programa “Dê a Mão para o Futuro Reciclagem, Trabalho e Renda”, é coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e realizado em conjunto com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza – ABIPLA, a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados – ABIMA. Em Minas Gerais conta ainda com a parceria do INSEA e do MNCR.
O Programa visa criar oportunidades de trabalho e melhoria da renda àqueles que vivem da reciclagem de resíduos, além de contribuir com o meio ambiente, reduzindo os resíduos que seriam encaminhados para os aterros.
A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.