A gestão e destino dos resíduos, a situação dos lixões nos municípios mineiros , a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – Lei Federal 12.305/10 e a polêmica busca de solução pelas Parcerias Públicos Privadas (PPPs). Somando-se a estes, estiveram em discussão; no Programa Radiografia da Rádio Inconfidência (AM 880), a degradação ambiental, a educação da sociedade para contribuição da coleta seletiva e o papel histórico dos catadores de materiais recicláveis e a tecnologia social da coleta e reciclagem. O Programa foi ao ar no último sábado (06), evidenciando a situação do lixo em Minas Gerais e no Brasil.
Particparam da entrevista Ângela Rosane de Oliveira (psicóloga e educadora ambiental do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável- Insea), Gilberto Warley Chagas (catador integrante da Rede Cataunidos e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR) , Maria Dalci Ricas – Superintende da Associação Mineira de Defesa do Ambiente – Amda e Aline Faria Souza Trindade – Vice-presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente ( Feam). O Radiografia é apresentado pela jornalista Desirée Miranda.
Acesse e conheça aqui o áudio do Programa Radiografia: ENTREVISTA DEBATE GESTÃO E DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS EM MINAS E NO BRASIL
Nota produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do INSEA
A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.