janeiro 8, 2013 | Nenhum Comentário |
“Com os catadores e catadoras, caminhamos na construção de um mundo socialmente mais justo, economicamente solidário e ambientalmente sustentável”. Com este chamado, as equipes do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea) e do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) estiveram reunidas no Seminário de Avaliação e Planejamento. O Encontro – que reuniu diretoria, coordenadores de projetos, catadores de materiais recicláveis, assessores, técnicos, especialistas e parceiros – aconteceu , de 18 a 20 de dezembro, na Casa de Retiro São José em Belo Horizonte. Os três dias do evento objetivaram avaliar as atividades realizadas no ano passado, analisar os cenários conjunturais e planejar as estratégias para 2013.
Ao dar as boas-vindas, Luciano Marcos, diretor do Insea, acolheu a todos fazendo uma convocação de compromisso. “Somos chamados à causa do Insea, dos catadores e de uma sociedade mais justa”, afirmou. Para bem planejar é preciso atentar para o contexto e seus desafios. Neste sentido, o diretor do Insea, apontou a atenção aos desafios da realidade vivida. “Termos o olhar da caminhada e, muito mais, entendermos os cenários para saber para onde e como vamos”, advertiu como fundamental.
INSEA 2013
Na contextualização das estratégias do INSEA e MNCR em 2012 – Síntese da Caminhada foram apresentados, por cada projeto institucional, os diversos trabalhos e intervenções realizadas ao longo do ano na promoção da coleta seletiva solidária, valorização do trabalho dos catadores e as intervenções socioambientais na promoção do desenvolvimento sustentável. Conheça todos os projetos INSEA. Acesse: http://www.insea.org.br/category/portfolio/
Aprofundadas as reflexões sobre o cenário, com a contribuição dos participantes, o Seminário sinalizou áreas de intervenções prioritárias para ações estratégicas do planejamento 2013. Diante dos temas levantados, para um trabalho assertivo no empoderamento e defesa da cidadania dos catadores e avanços nos desafios das questões socioambientais; o Seminário INSEA/MNCR apontou para 2013 quatro áreas como foco de atuação: 1)Sociedade, 2) Empreendedorismo, 3) Trabalho do Catador e 4) Políticas Públicas.
No que se refere à sociedade, o Insea vai desencadear ações de mobilização social e educação ambiental. O objetivo é promover maior adesão da população à coleta seletiva e estimular um comportamento de cuidado com o meio ambiente. Fortalecer o empreendedorismo e o trabalho dos catadores. Para estes eixos, o Insea quer avançar no fortalecimento e reconhecimento da presença do MNCR, do associativismo, do cooperativismo e da consolidação das redes de entidades. Garantir maior presença e debate dos catadores nas políticas públicas. Para este eixo, o Insea vai trabalhar a formação política dos catadores e das associações para maior participação e controle social nos temas afins à coleta seletiva e sustentabilidade.
AGENDA CONTRA A INCINERAÇÃO
A Incineração é uma ameaça ao trabalho dos catadores e ao conceito de desenvolvimento ambiental sustentável. Tratado como tema prioritário para presença e debate na agenda política, o Insea sinaliza, já para o início de 2013, duas agendas importantes. A primeira, articulada com o Ministério Público de Minas Gerais (MP), pretende convocar os prefeitos recém-eleitos para um seminário sobre o tema. A segunda, em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a realização do Debate Público contra a Incineração. O seminário com os prefeitos e o debate público estão previstos para o mês de fevereiro.
CONHEÇA NOSSO TRABALHO
Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA
Rua Minduri, 492
Bairro Santa Inês
Belo Horizonte – MG
CEP.:31080.770
Site: http://www.insea.org.br/
E-mail: [email protected]
Telefone/ Fax : (31) 3295.7270
(*) Matéria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do INSEA
A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.