outubro 8, 2013 | Nenhum Comentário |
Nesta 6ª edição, 69 catadores (as) de materiais recicláveis e reutilizáveis, de todo o país, concorrem ao prêmio. A votação é aberta a todos, no sitewww.coepbrasil.org.br/premiobetinho.
O Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida – Coep e a Rede Mobilizadores acabam de lançar a 6ª edição do Prêmio Betinho – Atitude Cidadã. O período de votação para escolha das 23 pessoas que serão homenageadas começou em 16 de setembro. Nesta 6ª edição, 66 participantes concorrem ao prêmio que irá valorizar a atuação dos (as) catadores (as) de materiais recicláveis e reutilizáveis e fortalecer o direito a condições dignas de trabalho e de vida, para além da perspectiva restrita da sobrevivência.
“O eixo de atuação do Coep no biênio 2013-2014 é o fortalecimento dos catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis. A questão dos catadores é muito sensível. Embora a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) explicite a importância dos catadores, a sua implementação pode impactar negativamente estes trabalhadores. Não podemos permitir que eles percam as conquistas obtidas nos últimos anos. A edição do Prêmio Betinho 2013 foi criada neste cenário e pretende dar visibilidade aos catadores” explica a coordenadora do Prêmio, Amélia Medeiros.
A votação é simples, feita pela internet, no site www.coepbrasil.org.br/premiobetinho. Ao votar, cada internauta terá a oportunidade de manifestar apoio à causa dos (as) catadores (as) e ressaltar a urgência da promoção de políticas públicas para a inclusão social desses trabalhadores, como determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).
A indicação dos concorrentes é feita por integrantes da Rede Coep e entidades parceiras. Embora proponha uma votação, o maior objetivo é incentivar o votante a conhecer, valorizar e divulgar o trabalho de cada candidato.
O Prêmio Betinho – Atitude Cidadã foi criado em 2008 para homenagear o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, um dos fundadores do Coep. O Coep é uma rede nacional de mobilização social como resultado da articulação de Betinho. Criada em 1993, a rede se tornou-se, nesses 20 anos de atuação, uma das principais articuladoras de organizações públicas e privadas para implementação de iniciativas voltadas para o desenvolvimento sustentável. Reúne, hoje, mais de 1.100 organizações e mais de 35,8 mil mobilizadores.
Mais informações: (61) 3424-4926 9293-9687.
Participe. www.coepbrasil.org.br/premiobetinho
Fonte: COEP Nacional
A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.