julho 1, 2014 | Nenhum Comentário |
EQUIPE NOVO CICLO TEM REUNIÃO DE CAPACITAÇÃO E PLANEJAMENTO 2014/2016
Fortalecimento do trabalho, animo novo e maior possibilidade de intervenção para o processo de organização dos catadores de materiais recicláveis na região sul e sudoeste de Minas Gerais. Com estas análises e olhares, a equipe do Projeto Novo Ciclo está reunida em agenda de capacitação e planejamento com todos técnicos e mobilizadores. A equipe técnica INSEA potencializa o trabalho com a chegada de mais dois técnicos e um mobilizador social. O projeto, que tem a parceria MNCR, Insea e Danone, será estendido por mais dois anos. (2014/2016). O encontro, que termina hoje (01), acontece na Casa das Irmãs Sacramentinas, no Bairro Dom Cabral. Participam da capacitação José Borges de Carvalho, Ana Carolina M. Ussier, Ana Camila S. Martins e Marília Gonçalves Riconez (equipe Danone). Da equipe Insea, Lêda Costa, Diogo Tunes, Frederico Rosa, Renata Siviero, Reginaldo Ribeiro e Thaires Costa (Técnicos) e Antonio Silva, Edvaldo Garcia, Luênia Oliveira , Rogério Vicente (catadores mobilizadores)
CONHECER A REALIDADE
O encontro é um momento de interação e de entendimento das realidades sociopolíticas vividas pelos catadores na região. Na abertura, Lêda Costa, coordenadora do Novo Ciclo, acolheu a todos, pontuando “teremos um encontro para conhecer o projeto no seu dia a dia com os desafios nas cidades onde atuamos.” Segundo ela, esta compreensão contribui para uma atuação mais efetiva e eficaz da equipe. Lêda esclareceu para a necessidade de “conhecendo a caminhada do projeto, ampliarmos as possibilidades nos municípios – no cenário da coleta seletiva, valorização dos catadores nas articulações com o poder público, empresas e entidades locais”.
Destacando a necessidade e urgência do fim dos lixões, Lêda ponderou que este é um trabalho permanente e insistente na relação com o poder público e com a sociedade. Junto deste, ela destacou o trabalho de empoderamento e protagonismo das associações e cooperativas de catadores. Para a coordenadora do Novo Ciclo, o trabalho precisa contar com articulação entre governos, empresas e entidades locais. “Os Fóruns Lixo e Cidadania, em cada cidade, são parceiros e mobilizadores para a busca de soluções”, afirmou.
NOVA ETAPA
Para a nova etapa (2014/2016), Lêda elencou como pontos fundamentais a atenção a 1) a expansão e/ou otimização da coleta seletiva nos municípios, 2) capacitação dos catadores, 3) finalização do processo de formalização da Rede de Catadores do Sul Sudoeste e 4) início da venda em rede.
Coordenado pelo Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA) em parceria com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e Danone Brasil – o projeto Novo Ciclo, que tem como marco legal a Política Nacional de Gestão de Resíduos (PNRS) – Lei 12.305/2010, atua em 21 ( vinte e um) municípios do sul de Minas Gerais. Ao todo são 24 (vinte e quatro) associações e cooperativas compostas por 348 (trezentos e quarenta e oito catadores).
Matéria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do Insea.
A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.