janeiro 13, 2014 | Nenhum Comentário |
Na última sexta-feira (10), lideranças de catadores, técnicos do Insea, representantes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Banco do Brasil (BB), Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) estiveram reunidos na solenidade de assinatura do convênio do Projeto Cataforte 3.
Nesta fase do projeto foi repassado R$ R$ 131.893,00 (cento e trinta e um mil oitocentos e noventa e três reais). O evento, que aconteceu na sede da Rede Solidária de Empreendimentos de Materiais Recicláveis em Minas Gerais (Rede Sol), reuniu os parceiros dos catadores Gilson Queiroz e Sérgio Abucarte ( Funasa), Seila Dornelas R. Bange (BB – Desenvolvimento Regional Sustentável –DRS), Tarcísio Caixeta (vereador), Maria Lúcia Silva (Gerencia de Economia Popular Solidária – GEEPs – da PBH) e Cristina Lutner (Engenheira Ambiental do Insea). Representam os catadores, participaram da assinatura Neli Medeiros (Rede Sol e Cooperativa dos Recicladores e Grupos de Produção do Barreiro e Região – COOPERSOLI) e Maria Madalena Duarte (Cooperativa de Reciclagem dos Catadores da Rede de Economia Solidária ( Cataunidos) – Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itaúna (COOPERT).
O Projeto Cataforte 3 – Negócios Sustentáveis em Rede é uma ação em parceria da Secretaria Geral da Presidência da República, dos Ministério do Trabalho e Emprego (M.T.E) e de Meio Ambiente (M.A.) , da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) , do Banco do Brasil (BB) , do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES e da Petrobrás. O projeto pretende fortalecer a ação das entidades de catadores para o trabalho da coleta seletiva junto às prefeituras, comercialização do recicláveis e o atendimento às demandas da logística reversa .
Nota produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do Insea
Foto: Arquivo Cristina Lutner
A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.