agosto 13, 2015 | Nenhum Comentário |
A Rede Reunes promoveu um curso básico de informática para os associados dos empreendimentos de catadores de materiais recicláveis da região metropolitano de Vitória. O curso, que teve início no dia 20 de julho e previsão de termino para meados deste mês, tem o objetivo de capacitar os catadores para a elaboração de planilhas, criação e compartilhamento de documentos e demais atividades que necessitem do uso de computadores.
“Eu adorei o curso! Foi muito importante porque vai nos ajudar a fazer a nossa autogestão. Esse curso nos deu a direção. Acho que todos os catadores devem fazer um curso de informática para não ficar na dependência de terceiros. Foi importante também para provar que nós catadores também temos capacidade de aprender e viver essa experiência que é tão diferente pra nós. Gostei muito de aprender a usar o Excel, vai facilitar muito a minha vida”, disse a presidente da AMARIV, Ana Lúcia Oliveira dos Santos.
O curso foi ministrado pelo técnico em informática Waldeci Chirsto, que já desenvolvia outros trabalhos em uma das associações de vitória (ASCAMARE). “No decorrer do curso foi percebido um interesse grande por parte dos catadores havendo número reduzido de faltas, e até mesmo trabalhadores que não tiveram nenhuma falta”, disse a técnica mobilizadora do INSEA Lídia Barbosa.
A Rede Reunes é formada por 14 associações de catadores localizadas nas regiões Sul, Norte e região da Grande Vitória. Nove dos quatorze empreendimentos vão receber computadores novos. Duas associações já receberam os computadores, ABRASOL (Serra) e AMARIV (Vitória). As demais associações não necessitaram de receber novos equipamentos.
O recurso utilizado, tanto para a compra dos equipamentos quanto para o custo da capacitação, é oriundo do projeto “Constituição e Fortalecimento do Trabalho em Rede” que conta com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.