insea-catadores_dia_dos_trabalhadores
maio 4, 2015 Nenhum Comentário

Catadores participam de comemoração do Dia dos Trabalhadores

Mais de 100 catadores de materiais recicláveis de diferentes regiões de Minas Gerais participaram da festa em celebração ao Dia do Trabalhador. O evento aconteceu durante a tarde do dia 30 de abril na Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas. Na oportunidade a catadora Cleide Maria, representando o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) entregou ao Secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão, uma carta com as principais propostas para o cumprimento das Políticas Nacional e Estadual de Gestão de Resíduos Sólidos para o estado.

O documento tem o objetivo de contribuir com propostas que levem o estado para um novo paradigma de gestão de resíduos sólidos, compatíveis com as exigências nacionais, e ao mesmo tempo, contribuir com a melhoria dos serviços de limpeza urbana, com a saúde pública e o meio ambiente, através da inclusão e o reconhecimento dos serviços prestados ao meio ambiente pelos catadores, conforme legislação federal vigente, ex vi da Lei 12.305/10, “que dá a prioridade da coleta seletiva, o transporte dos materiais recicláveis e reaproveitáveis às cooperativas e associações de catadores”.

Clique aqui e leia a carta na integra

A catadora alertou sobre a importância do Governo do Estado desenvolver políticas comprometidas com a questão do tratamento e destinação adequados dos resíduos sólidos. “É necessário modernizar e atualizar a política de atuação ambiental do Estado, saindo de um ‘Minas sem Lixão’, para uma ‘Minas Lixo Zero’, com políticas efetivas de educação ambiental, de implantação da coleta seletiva solidária feita pelos catadores e apoio para uma gestão integrada dos resíduos urbanos”, ressalta Cleide Maria.

O Secretário, André Quintão, recebeu o documento e garantiu que a Sedese vai desenvolver um trabalho aparelhado com os trabalhadores do Estado. “É nossa obrigação associar trabalho e assistência. Temos aqui trabalhadores que muitas vezes são esquecidos pelo poder público. Nós não vamos esquecer”, disse André Quintão.

Outro momento importante para os catadores que estavam no evento foi a entrega dos equipamentos do projeto ‘Reciclando Oportunidades’, do Plano Ceter e Plano Estadual de Economia Solidária. Foram entregues prensas elétricas, balanças, trituradores de papel, empilhadeiras e carrinhos para transporte de fardos. Representantes das associações dos municípios de Monte Azul, Porteirinha, Jaíba, Bocaiúva, Pai Pedro, Felisburgo, Divinópolis e Jequitinhonha foram os responsáveis por receber os equipamentos.

“Estávamos esperando esses equipamentos como se fosse um filho. Essas máquinas vêm para mudar as nossas vidas. Acredito que a renda dos catadores vai melhorar muito. Estou ansiosa para ver as máquinas trabalhando”, disse a catadora da associação dos catadores de Jaíba, Elisangela Aprígio dos Santos. O investimento total nos equipamentos foi de R$ 432 mil.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA