setembro 21, 2016 | Nenhum Comentário |
Catadores de materiais recicláveis e representantes do Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Belo Horizonte estão entregando aos candidatos à prefeitura um documento que consiste em uma plataforma de defesa da coleta seletiva com inclusão e remuneração dos catadores e catadoras de materiais reutilizáveis e recicláveis.
Clique aqui e leia a carta na integra.
Ontem, 20 de setembro, a carta de compromisso foi recebida pelo candidato Reginaldo Lopes, do Partido dos Trabalhadores. O candidato recebeu o documento das mãos dos catadores que representaram as redes Cataunidos e Redesol. A catadora Neli, que faz parte da coordenação do Fórum Municipal, ao entregar o documento salientou a importância do prefeito rever a atual situação do gerenciamento dos resíduos sólidos da cidade e avançar com o programa de coleta seletiva, valorizando a prestação de serviço que é feita pelos catadores há anos.
O diretor do Insea, Luciano Marcos, também participou do encontro e ressaltou a necessidade de avançar na questão do gerenciamento dos resíduos sólidos em Belo Horizonte e lembrou que a cidade, que já foi referência em coleta seletiva, recicla em torno de 2% de seu potencial. “Nós temos cerca de 2 mil catadores nas ruas trabalhando de forma informal e temos uma administração pública completamente fechada para discutir qualquer inovação nesta área”, destacou Luciano.
O candidato Reginaldo Lopes aceitou o documento e se comprometeu com a causa. Segundo o candidato, sua ideia é acabar com as Parcerias Público Privada (PPP), que acontecem com frequência no atual governo, e criar uma nova modalidade chamada por ele de Parceria Público Comunitária (PPC). Neste novo modelo a parceria se dá com organizações comunitárias e populares, diferente das PPPs que são acordos fechados com empresas privadas.
Também estavam presentes alguns candidatos a vereador que apoiam a candidatura de Reginaldo Lopes.
A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.