agosto 12, 2015 | Nenhum Comentário |
Na última sexta-feira, 07/08, um importante convênio foi firmado entre a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), a Prefeitura Municipal de Manaus e o Movimento dos Catadores do Amazonas. A solenidade de assinatura aconteceu na Sede do Palácio Rio Branco, anexo da Prefeitura de Manaus.
A parceria firmada é parte do Programa “Dê a Mão para o Futuro” Reciclagem, Trabalho e Renda” desenvolvido pela ABIHPEC, em conjunto com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza (ABIPLA), com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) e com o apoio técnico do INSEA. As ações de responsabilidade socioambiental visam criar oportunidades de trabalho, desenvolver e gerar mais renda àqueles que vivem da reciclagem e contribuir com o meio ambiente, reduzindo os resíduos que seriam encaminhados para o aterro.
Este convênio é um marco na luta dos catadores juntamente com apoio técnico da assessoria do INSEA que, juntamente com a Procuradora Chefe do Ministério Público, Alzira Melo Costa, realizou um diálogo com a Prefeitura desde 2014 para que disponibilizasse os galpões, exigência da ABIHPEC para assinatura do convênio. Mais de 100 catadores serão beneficiados diretamente pelo convênio. “Esse é o primeiro de muitos que ainda virão”, disse a catadora Irineide Lima durante a assinatura do convênio.
Em Manaus, quatro cooperativas farão parte desta iniciativa: Associação Central dos Catadores de Materiais Recicláveis (Recicla Manaus); Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Amazonas (COOPCAMARE); Eco Cooperativa de Industrialização de Materiais Recicláveis do Amazonas; e Rede de Catadores e Reciclagem Solidaria (Eco-Recicla do Amazonas).
Estiveram presentes no evento Procurador Geral do Município representando o Prefeito de Manaus, Arthur Vígilio Neto, o Procurador Marcos Cavalcante, o Secretário de Limpeza Pública Paulo Ricardo Farias, o Subsecretário de Limpeza Pública Eisenhower Campos, João Carlos Basílio, presidente da ABIHPEC e a catadora representante do MNCR-AM Irineide Lima.
A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.