novembro 21, 2014 | Nenhum Comentário |
A associação de catadores, Centro de Aproveitamento de Materiais Recicláveis de Mariana (CAMAR), buscando agregar valor ao material comercializado está buscando outras alternativas na hora da venda. Atualmente a associação está desfiando as garrafas pet e vendendo para um fábrica de vassoura.
O material, que até então era vendido prensado como os demais materiais, está sendo vendido, atualmente, por mais que o dobro do preço. A CAMAR está recebendo maquinários, por meio de um projeto patrocinado pela Caixa Econômica Federal, que possibilita a fabricação de vassouras. “Já recebemos uma máquina que desfia as garrafas e outra que ajuda no corte. Estamos aguardando o restante das máquinas para poder fabricar as vassouras aqui mesmo na associação. Estamos sentindo que pode dar certo”, disse a presidente da associação, Maria da Conceição Aparecida (Cidinha). Duas catadoras receberam o treinamento para a realização do serviço. Outros associados serão treinados após a chegada dos demais equipamentos.
A CAMAR conta com uma parceria com a prefeitura de Mariana, que fornece o galpão onde a associação está localizada e encaminha o material coletado pela coleta seletiva da cidade. Segundo a presidente da associação cerca de 4% da cidade recebe a coleta seletiva. A CAMAR conta hoje com 31 associados. Essa equipe é responsável por triar uma média de 60 toneladas de materiais recicláveis por mês. “Estamos trabalhando junto com a prefeitura para aumentar a coleta seletiva e, consequentemente, a média de material que triamos”, disse Cidinha.
Presépio Reciclável
Este ano a população de Mariana e quem passar por lá durante o período natalino vai apreciar um presépio muito especial, feito com materiais recicláveis. A CAMAR está disponibilizando a matéria-prima que está sendo usada na produção e o espaço onde está acontecendo a montagem que está sendo realizada em parceria com a prefeitura da cidade. O presépio será exposto na Praça da Sé, Centro de Mariana, a partir de hoje, 21/11/2014.
A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.