janeiro 22, 2015 | Nenhum Comentário |
Carnaval é tempo de alegria e, como já de costuma, a Asmare vai colocar o seu bloco na rua. Cerca de 30 pessoas, dentre catadores e população em situação de rua, estão participando do grupo de Oficina de Instrumentos Musicais, que conta com a parceria do Projeto Empreendendo Vidas, e formam o Bloco Asmare Cultural. O grupo vai às ruas no dia 07 de fevereiro na festa da Banda Mole, tradicional pré-carnaval de Belo Horizonte.
O grupo de oficina de instrumentos musicais é contemplado com a Lei Estadual de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio da Cria Cultura e da AMBEV. Os instrumentos que serão tocados foram confeccionados utilizando materiais recicláveis. São tambores feitos de galões e latas de tintas, estilizados pelo próprio grupo.
A oficina é ministrada pelo percussionista Carlos Souza, que já trabalhou com em outros momentos com a Asmare. “É um prazer trabalhar com esse pessoal. Usamos a música com a função de realizar um trabalho físico, mental e despertar estado de prazer. E funciona muito bem! A gente sai das oficinas com a mente limpa”, disse Carlos. Além do músico o grupo também conta com o acompanhamento do assistente social, José Coelho.
Edivan Silva, 40 anos, faz parte do animado grupo que vai agitar a Avenida Afonso Pena no próximo dia sete. “Vamos levar o nosso bloco para festejar com muita alegria”, disse Edivan, que participa do Projeto Empreendendo Vidas. “Entrei no projeto porque estava desempregado e este é um projeto que visa à geração de renda e serviço. Enxerguei então a minha oportunidade. Acredito no Empreendendo Vidas e é aqui que vou chegar ao meu objetivo que é ter o meu próprio negócio”, disse. Edivan mora atualmente em albergue e trabalha como locutor anunciando as ofertas de um sacolão de BH. O baiano de Itamaraju já trabalhou como ator durante 15 anos no grupo Mensageiros da Alegria.
O Projeto Empreendendo Vidas, coordenado pelo INSEA, tem como objetivo identificar e tornar mais eficaz o fomento às iniciativas de inclusão socioeconômica da População em Situação de Rua, por meio de empreendimentos econômicos solidários, com vistas à superação da pobreza extrema – mediante políticas integradas visando à organização, o protagonismo e a promoção do desenvolvimento justo e solidário.
A Banda Mole acontece no sábado, 07/02/2015, na Avenida Afonso Pena, próximo ao Parque Municipal, a partir das 14h. Após agitar a festa, os integrantes do Bloco Asmare Cultural vão realizar a coleta seletiva no local. O Material será levado para a associação.
A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.