A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória, ASCAMARE, completa no próximo dia 13 de maio 15 anos de sua existência. A primeira associação de Vitória, que foi fundada em 1.999 por três catadores, escreveu a sua história com muito trabalho e suor e hoje conta com a participação de 24 associados.
“Estamos muito felizes por completar 15 anos tirando das ruas toneladas de resíduos e dando o destino ideal. É graças ao nosso belo e importante trabalho que isso acontece. Infelizmente podemos perceber que uma parte da população ainda não valoriza o nosso serviço”, disse a atual presidente da ASCAMARE, Josimeire Jesus dos Santos, que aponta como um dos desafios a conscientização da sociedade em relação à geração de resíduos. “O que mais queremos é que essa população tome consciência de que é preciso dar o destino final adequado para o lixo que produz”, ressaltou Josimeire.
Um dos fundadores da ASCAMARE, João Antônio de Moraes, que completa 79 anos três dias após o aniversário da associação, se orgulha por ser parte ativa desta história. “No começo não foi nada fácil. A gente trabalhava em um ferro velho, quando o pessoal da pastoral da Igreja de São Francisco nos convidou para participar de algumas reuniões. Depois de muita conversa, inclusive com o prefeito da época, Luiz Paulo, a gente montou a nossa associação”, lembra Senhor João que trabalha com catação há 30 anos e já foi presidente da associação durante seis anos.
A Associação já passou por momentos difíceis, como o incêndio que atingiu o galpão no primeiro semestre de 2013 e destruiu, além de todo o material que estava no local, os equipamentos usados pela associação. Ainda reestruturando do acidente, a ASCAMARE coleta cerca de 50 toneladas por mês de materiais recicláveis.
Hoje a associação funciona em um galpão alugado no bairro Goiabeiras em Vitória. A Prefeitura arca com as despesas de aluguel, água e luz. “Espero que com a chegada da Reunes (Rede de Economia Solidária dos Catadores Unidos do Espírito Santo) a gente consiga melhorar ainda mais a nossa situação e a gente consiga mudar para um galpão com mais espaço e que seja nosso”, ressalta Senhor João.
A comemoração dos 15 anos da ASCAMARE acontece no dia 16 de maio, na Igreja Batista em Morada do Camburi, a partir das 15h.
A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.