insea-copa2014_coleta_seletiva
julho 1, 2014 Nenhum Comentário

A Copa da Reciclagem

A copa do mundo do Brasil está sendo emocionante dentro e fora das quatro linhas. Um time formado por 43 catadores de materiais recicláveis vem se despontando e vencendo todas as partidas disputadas no gigante da Pampulha. Somente nos quatro jogos da primeira fase do mundial, que aconteceram no Mineirão, a equipe dos catadores recolheu mais de 50 toneladas de resíduos recicláveis.

A parceria do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) com a Coca-Cola acontece em todos os 12 estádios que estão sediando os jogos. Centenas de toneladas de materiais recicláveis receberam a destinação final adequada. São 800 catadores atuando nos estádios recolhendo materiais como plástico, papel, metal e vidro. Todo o material recolhido é destinado para as associações dos catadores.

Em Belo Horizonte, o material recolhido durante os jogos está sendo encaminhado para a Cooperativa de Reciclagem dos Catadores da Rede de Economia Solidaria (Cataunidos) e para a Cooperativa dos Recicladores e Grupos de Produção do Barreiro e Região (COOPERSOLI). Todo o material recolhido está sendo levado para as associações por caminhões equipados pelo Catasig, software desenvolvido pelo MNCR no ano passado para monitoramento e gestão de pessoas e logística das cooperativas, que vai facilitar na pesagem e no transporte do material coletado.

Luiz Ricardo, 36, Engenheiro Mecânico, esteve no Mineirão para ver o jogo da seleção brasileira contra os chilenos e aprovou o trabalho que os catadores estão fazendo. “Esse é o caminho. Temos que valorizar este trabalho que os catadores estão fazendo nos estádios. Além de ajudar o nosso planeta a respirar, eles estão fazendo um trabalho de conscientização ambiental com os torcedores. Espero que essa experiência vire prática em nossos estádios. Parabéns para a Coca-Cola e para a FIFA pela inciativa, e um parabéns especial aos catadores que estão trabalhando pesado nos dias dos jogos”, disse o torcedor que também esteve presente em outros dois jogos no Mineirão.

Os recursos naturais poupados com a coleta seletiva na copa do mundo do Brasil é mais uma vitória que podemos comemorar. Segundo dados do Catasig, quase 9,5 milhões de litros d’água foram economizados até o momento. Além da água outros recursos também foram poupados como: oito toneladas de areia e quase três mil árvores deixaram de ser cortadas, dentre outros recursos como carvão mineral, energia elétrica, minério de ferro e petróleo. Esses recursos seriam consumidos pela indústria na cadeia de produção de novos produtos.

A Copa do Mundo Continua emocionante, e os catadores continuam trabalhando para dar a destinação adequada às toneladas dos resíduos que ainda serão gerados durante este mundial.

Nossos Parceiros

A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.


Hoje o Insea atua em mais de 20 projetos com o apoio dessas instituições. Sua empresa também pode ajudar a construir esta história! Entre em contato! Entre em contato!

cemig
ABHIPEC
danone-novo_cilco-parceiro-logo
dka_austria
wiego
Funcacao-bb
petrobras
governo_federal-insea
mncr
Desenvolvido por mOiDesign.
Todos os direitos reservados | INSEA