Representantes do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável, INSEA, Renata Siviero e Julia Tunes, e a catadora da Associação Trespontana de Catadores de Materiais Recicláveis, Evelini Castro, apresentaram ao Prefeito da cidade, Paulo Luís Rabello, os resultados e o crescimento conquistados em 2014 na coleta seletiva. Em relação ao ano anterior, 2013, houve um aumento de 64 toneladas de materiais recicláveis.
Também foi celebrado o apoio dado pela Prefeitura à ATREMAR, em relação ao projeto de coleta seletiva implantado em Três Pontas. Outro destaque dado foi à participação e o apoio da população que vem participando ativamente da coleta seletiva, separando o material e entregando para os catadores da ATREMAR.
“Quanto mais se separa os materiais recicláveis, mais ajudamos na qualidade de vida da comunidade, por isso a ATREMAR conta com a participação da população, e assim ajudar não só os catadores, mas também o ambiente que nos cerca”, ressaltou Evelini.
A Coleta seletiva acontece no município de Três Pontas, desde o ano de 2003, quando os catadores associados à ATREMAR faziam a coleta em 12 bairros da cidade, com os seus carrinhos em um sistema porta a porta. A partir do ano de 2014, este sistema mudou e a ATREMAR passou a fazer a coleta, de uma forma mecanizada. Conta com um caminhão, que foi adquirido através de um Projeto em Parceria com a FUNASA – Fundação Nacional de Saúde e os próprios catadores fazem a coleta que acontece em 60% da cidade. Os dias de coleta são: terça-feira, quarta-feira e quinta-feira.
A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.