A Rede Cataunidos – Juntos pela Coleta Seletiva Solidária foi criada com o objetivo de promover melhores condições de vida e trabalho para os catadores. A Cataunidos tem buscado alternativas de viabilizar o aumento da renda destes trabalhadores, a educação e formação de seus cooperados e familiares e ao mesmo tempo a preservação do meio ambiente. O Empreendimento social Rede Cataunidos é um formado por 450 (quatrocentos e cinquenta) catadores de materiais recicláveis de 09(nove) associações e cooperativas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
No ano de 2011, foram inseridos mais 16 (dezesseis) empreendimentos e 200 (duzentos) novos catadores ao seu processo organizativo. A Rede conta hoje com 25 (vinte e cinco) entidades cooperadas e durante o ano de 2012 foram iniciadas as negociações para entrada de 07(sete) novos empreendimentos e a reestruturação da rede, que passará a comportar três núcleos, sendo: RMBH, Estrada Real e Centro Oeste. A integração das associações para a formação da Cooperativa de Reciclagem dos Catadores da Rede de Economia Solidaria (Cataunidos) teve início em 2001, a partir de encontros das associações e cooperativas de catadores, promovidos pela Pastoral de Rua e o INSEA, entidade que realiza o acompanhamento e assessoria técnica a estes empreendimentos desde a sua formação.
A produção da rede gira em torno de 850 toneladas de materiais recicláveis/mês, sem considerar os novos empreendimentos que se tornarão cooperados. O plástico coletado pelas associações da rede é encaminhado à Fábrica da Cataunidos e nela é transformada em Pellet, matéria prima utilizada para a fabricação de novos produtos reciclados. Os papéis coletados pelas associações e/ou alguns tipos de plásticos não processados pela fábrica, são vendidos através da central de comercialização da Cataunidos.
A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.