maio 20, 2014 | Nenhum Comentário |
Na foto: Kevin Drew (Lixo Zero São Francisco), Ivair Soalheiro(Secretário de Meio Ambiente) e Erci Ribeiro (presidente da Asmac)
Na manhã desta terça-feira (20), os pesquisadores do Movimento Lixo Zero visitaram a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da cidade de Contagem (AMASC) na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Joan Marc Simon (Diretor Executivo da Rede Lixo Zero Europa. (sede Espanha) e Kevin Drew (Coordenador Sênior do Projeto Lixo Zero, no Departamento de Meio Ambiente de San Francisco/Estados Unidos) foram recebidos por Ivair Soalheiro (Secretário Municipal de Meio Ambiente) e por Erci Ribeiro (presidente da ASMAC). Também participaram do encontro Flávio Magela (Secretário de Obras), Natalie de Oliveira Rates (Diretora da Coleta Seletiva), Alan Cruz (Diretor Geral de Limpeza Urbana) , diversos catadores de materiais recicláveis, integrantes do Observatório da Reciclagem Inclusiva e Solidária (ORIS) e técnicos da equipe Insea.
TRABALHO INTEGRADO
Os visitantes do Lixo Zero conheceram toda a estrutura de trabalho dos catadores da Asmac e o aterro sanitário da cidade. Em relação ao trabalho da coleta seletiva de Contagem, Kevin elogiou a ação integrada. “Parabenizo a Asmac e ao governo municipal pela parceria nas soluções para a gestão dos resíduos”, reconheceu . “A coleta seletiva é um grande ganho para as questões sociais e ambientais”, destacou o coordenador Kevin, reconhecendo o trabalho dos catadores, contribuindo com o meio ambiente, através da reciclagem. Ressaltando o lixo e seu potencial social e econômico. John exemplificou a situação europeia. “Vivemos uma situação de alto índice de desemprego, onde os resíduos têm criado ocupações e renda para inúmeros cidadãos”, pontou o especialista espanhol.
A REALIDADE LOCAL
Contagem como cidade sustentável diante dos debates dos resíduos. Refletindo este cenário, o secretário Ivair ressaltou e reconheceu o desafio de se criar a consciência mundial lixo zero. “Trabalhamos insistentemente na mobilização social com envolvimento das associações ASMAC E COOPERACATA para a efetivação da coleta seletiva na cidade”, comentou. Para ele, “a tarefa precisa da participação efetiva dos catadores e da população”.
Ao todo, o trabalho em Contagem é desenvolvido por cerca de 70 (setenta) catadores vinculados à ASMAC e à Cooperativa Rede Solidária de Contagem (COOPERCATA). O município recicla 1,3% (um virgula três por cento) dos resíduos. A coleta seletiva está presente em 09 (nove) bairros. Também é realizadas pelos catadores em empresas, prédios públicos, conjuntos habitacionais, escolas municipais e corredores comerciais.
DEBATES WORHSOP LIXO ZERO
A visita de Kevin Drew e John Simon subsidiam o olhar e análises sobre a realidade municipal para os debates do WORKSHOP INTERNACIONAL: “LIXO ZERO – CONSTRUINDO SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS PARA A GESTÃO DOS RESÍDUOS NOS MUNICÍPIOS.
Informações sobre o evento no link: www.insea.org.br/lixozero
Matéria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do INSEA
A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.