maio 13, 2014 | Nenhum Comentário |
Em celebração ao Dia Internacional da Reciclagem, 17 de maio, 35 catadores da Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável, ASMARE, participaram de uma ação, em parceria com a cervejaria Ambev, na Praça da Liberdade em Belo Horizonte. Quem passou pelo local foi abordado pelos catadores que realizaram um pequeno questionário para saber se as pessoas estão por dentro do assunto reciclagem.
Mais de 280 pessoas foram entrevistadas durante a atividade. A pesquisa, que contou com três perguntas mostra que a população se interessa em participar da coleta seletiva. Quando questionados se fazem a separação do resíduo reciclável dos demais, 194 disseram que sim e 88 falaram que não fazem a separação. As outras questões foram: “Como você descarta o resíduo reciclável?” (coleta seletiva na rua- 89, ponto de entrega voluntária – 43, supermercados – 4 e caminhão de lixo comum – 167); “Se tivesse coleta seletiva na sua rua, você separaria o lixo?” (sim – 271 e não – 11).
A Historiadora Ana Luiza, 32 anos, que estava de passagem pela praça acredita que a reciclagem é o caminho para resolver a questão do excesso de lixo que temos hoje nos grandes centros urbanos. “A responsabilidade, em relação à geração de resíduos, é de todos nós. Reciclar é o caminho para gerar menos lixo. Temos que cuidar do nosso Planeta”, disse Ana Luiza.
Os catadores também visitaram o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que também fica localizado na Praça da Liberdade, e conversaram com algumas pessoas. A cantora Fernanda Takai, vocalista da banda Pato Fu, estava no CCBB e se mostrou uma apoiadora da causa. “Sou moradora da região da Pampulha e faço coleta seletiva em minha casa. Eu apoio essa ideia”, disse a cantora.
Segundo os dados divulgados pela Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte (SLU), a capital mineira conta com coleta seletiva em 34 bairros, em sua totalidade ou parte específica, atendendo mais de 120 mil domicílios, cerca de 375 mil pessoas.
A ASMARE é uma das associações parceiras da SLU e, segundo dados da própria associação, a produção média mensal é de 300 toneladas contemplando os dois galpões de trabalho da associação.
Programa Ambev Recicla
A Ambev, por meio do Programa Ambev Recicla estimulou os grupos apoiados em todo o Brasil para realizar uma campanha em prol do DIR (Dia Internacional da Reciclagem). A proposta foi sensibilizar o maior número de pessoas para a importância do descarte correto. Participaram das at6ividades 10 cidades.
Em Belo Horizonte a atividade de mobilização social aconteceu na Praça da Liberdade, nas outras cidades aconteceu a campanha porta a porta onde os catadores passaram nas casas do entorno das associações. Durante essa abordagem foi realizado um breve questionário sobre o hábito de reciclar e foi entregue um kit reciclagem (composto por folheto e imã de geladeira).
A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.