março 25, 2014 | Nenhum Comentário |
Nos dias 26 e 27 de março acontece o “Seminário: Constituição e Fortalecimento do Trabalho em Rede”, que vai marcar o lançamento do Projeto Reunes – Rede de Economia Solidária dos Catadores Unidos do Espírito Santo. O evento deve contar com a participação de cerca de 200 pessoas, dentre catadores, técnicos, representantes dos poderes legislativo, executivo e demais envolvidos na causa dos catadores de materiais recicláveis do Espírito Santo.
O evento, que será sediado no Centro de Treinamento Dom João Batista, na Alameda Irmã Nieta, Praia do Canto, tem como objetivo central apresentar o Projeto e as suas várias etapas que serão desenvolvidas ao longo dos dois anos de implantação.
A abertura do seminário será com a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Espírito Santo no dia 26 de março convocada pela frente parlamentarista de meio ambiente. O objetivo é promover e ampliar a discussão sobre a importância do trabalho em rede das organizações de catadores do estado, em especial a Reunes – Rede de Economia Solidária dos Catadores Unidos do Espírito Santo, sendo a primeira a ser constituída no estado e que conta com apoio técnico do Insea, através do patrocínio da Petrobras, dentro do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania.
“Essa rede reunirá cerca de aproximadamente 240 catadores e catadoras de materiais recicláveis, organizados em mais de 10 associações, que coletam juntas cerca de 500 toneladas de resíduos recicláveis por mês. Esses números demonstram a capacidade de geração de postos de trabalho existentes nas associações, assim como a importância desses trabalhadores para o meio ambiente”, ressalta a Coordenadora do Projeto, Marislene Nogueira.
A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.