março 5, 2014 | Nenhum Comentário |
!Insea adelante! é a capacitação em espanhol assumida pela equipe do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA)/Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR)-MG. A proposta, que teve sua aula inaugural no último dia 28 de fevereiro com um café mineiro, vai facilitar o intercâmbio e participação junto à causa da coleta seletiva e valorização dos catadores de materiais recicláveis nos países da América Latina.
Luciano Marcos da Silva, diretor presidente do Insea (foto), afirmou, na abertura das atividades, que a entidade quer contribuir para tornar a tecnologia brasileria da reciclagem, desenvolvida pelos catadores, conhecida nos países latino-americanos, África e Ásia. Neste primeiro momento, “promover a integração com a América Latina vai abrir os olhos para o desafios da reciclagem nos aspectos socioeconômicos e o entendimento do contexto macro da realidade”, destacou. O domínio do idioma contribuirá para que a equipe Insea/MNCR atue de forma efetiva na integração latino-americana em defesa da reciclagem solidária e inclusiva.
A metodologia será adaptada ao contexto de intervenção do Insea/MNCR, afirmou o professor Welinton Pedro da Silva. Com mais de 10 (dez) anos de experiência em países do continente latino-americano, Welinton vai trabalhar com metodologia centrada em leitura, escrita, audição e conversação. “Com planejamento de estudos centrado na temática de resíduos, vamos promover atividades extraclasses como encontros culturais temáticos, intercâmbio entre turmas e discussões com grupos virtuais”, explicou.
Matéria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do Insea.
Fotos: Márcio Martins
A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.