outubro 10, 2013 | Nenhum Comentário |
NOVA SEDE É INAGURADA AMANHÃ, DIA 11, ÀS 09 HORAS
A Associação de Catadores de Papel, Papelão e Reaproveitáveis de Betim (ASCAPEL) comemora um novo momento de valorização dos catadores de materiais e sua atuação no trabalho da coleta seletiva na cidade. Numa parceria governo federal e governo municipal, a ASCAPEL recebe, amanhã (11), às 09 h, sua nova sede. A solenidade, aberta a toda a comunidade, acontece à Rua Dois, 410, Distrito Industrial Bandeirinhas.
RESPEITO E VALORIZAÇÃO
A nova estrutura contribui na organização dos catadores. A presidente da Ascapel, Raquel Aparecida Conceição, define como vitória a sede entregue. “O espaço trará dignidade e melhores condições ao trabalho desenvolvido”, afirma a presidente. Reconhecendo o trabalho do catador betinense, Ednard Barbosa de Almeida, Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, explica que a administração municipal, com este empreendimento, inaugura a reconquista da confiança dos catadores e a credibilidade na destinação dos resíduos. “Betim voltará a ser referência da coleta seletiva com a atuação direta dos catadores”, comemora Ednard.
Qualidade e eficiência com inclusão traz o catador para o centro do desenvolvimento sustentável e da proteção do meio ambiente. Analisando o comprometimento do gestor público, o secretário Ednard afirma que “a reciclagem deve ser a premissa básica de todo município.” Sendo assim, ele faz a defesa de que todo administrador público precisa ter a clareza de que “o catador é principal ator da Política de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (PGRS).” Ao ser questionada sobre o impacto das atividades, Raquel se orgulha das associados da Ascapel. “Trabalhamos hoje, para garantir o futuro das próximas gerações – nossas ações preservam meio ambiente, promovem sustentabilidade e cuidado com o planeta”, enfatiza a presidente.
ATUAÇÃO CONJUNTA
Ação corresponsável, intersetorial e compartilhada é o desafio da gestão de resíduos para o sentar juntos na tomada de decisões. Raquel defende a melhoria do diálogo dos poderes públicos e sociedade com os catadores Para ela “poderia ser melhor, uma vez que as mudanças de governos têm colocado a coleta seletiva em segundo plano.” O secretário Ednar prospecta possibilidades positivas. “A gestão municipal tem uma atenção e um carinho com a Ascapel. A nova sede é uma grande obra destinada aos catadores,” pontua o secretário no que se refere à importância da Associação para Betim.
A decisão de se investir e potencializar a participação ativa dos catadores está colocada na Lei 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O secretário assinala que Política Municipal de Betim vai atender aos dispositivos legais. “A implantação da coleta seletiva com incentivos dos catadores como agentes ambientais é um pressuposto de nossa cidade”, afirma. A presidente Raquel tem esperanças na interlocução mais efetiva. Para ela é triste ver que “O Brasil perde R$ 8 bilhões de reais ao ano por não reciclar”. No caso de Betim, ela se preocupa e chama a atenção para o número irrisório. “Só 1% (um por cento) do que é coletado vai para a associação”.
Matéria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do Insea
NOVA SEDE DA ASCAPEL – INFRA-ESTRUTURA
.Área construída de 1.200 m², em um imóvel de aproximadamente 4 mil m². O galpão possui: copas, vestiários e sanitários, inclusive para deficientes físicos. Também conta com projeto de combate a incêndio, para eventuais acidentes, sendo construído com material tipo pallet. Além da funcionalidade do galpão, um dos pontos de destaque da obra é o projeto paisagístico, feito com elementos do dia a dia do catador, como pneus e tambores. Tudo isso, essa preocupação em ressaltar a importância do catador, já inclui o município na lei citada.
SERVIÇO:
INAUGURAÇÃO NOVA SEDE DA ASCAPEL
DIA: 11 de outubro
Horário: 09 h
Endereço: Rua Dois, 410, Distrito Industrial Bandeirinhas.
A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.