setembro 10, 2013 | Nenhum Comentário |
Analisar soluções para destinação do lixo gerado nas cidades- numa conexão com práticas atentas aos desafios socioambientais. Unindo especialistas, pesquisadores, catadores de materiais recicláveis, gestores, técnicos e interessados – o Observatório da Reciclagem Solidária (ORS) realiza o SEMINÁRIO ROTAS TECNOLÓGICAS PARA A GESTÃO E TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E A RECICLAGEM DIANTE DA PNRS. O evento acontece no momento em que as administrações públicas têm o desafio de implantarem os seus Planos Municipais Gestão de Resíduos Sólidos (PNGRS), até 2014, como prevê a Lei Federal 12.305/2010. As atividades acontecem nos dias 25 de setembro no Auditório do CAD 2 – FAFICH/UFMG à Av. Antônio Carlos 6627 – Pampulha – Belo Horizonte – MG. O Seminário tem o apoio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), através do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher (NEPEM).
Integram o Observatório: o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), o Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (Insea), o Instituto Sustentar, o Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos da População de Rua e Catadores de Materiais Recicláveis (CNDDH), a Cooperativa Central da Reciclagem Solidária dos Trabalhadores de Minas Gerais (Rede Sol), a Cooperativa de Reciclagem dos Catadores da Rede de Economia Solidária (Rede Cataunidos), a Organização Não Governamental WIEGO, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) através do Núcleo de Estudos e Gestão Pública (NEGP) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem) .
QUESTÕES COLOCADAS
A busca de soluções na gestão e destino dos resíduos gerados está colocada para as cidades brasileiras. O desafio encontra eco na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que estabelece uma agenda de corresponsabilidade para que as administrações públicas criem suas políticas e planos municipais.
O Seminário Nacional quer avaliar as alternativas tecnológicas para tratamento dos resíduos sólidos, que constituem importantes para equacionar a questão do lixo gerado. A PNRS estabelece o princípios de visão sistêmica na gestão dos resíduos sólidos, que considera as variáveis ambiental, social, cultural, econômica, tecnológica e saúde pública” (PNRS, 2010, Art 6º, § I)
INSCRIÇÕES
O Seminário Nacional é voltado para catadores de materiais recicláveis, técnicos e autoridades ligadas ao tema. Também podem se inscrever estudantes interessados. As inscrições vão até o dia 23 de setembro, no e-mail: [email protected]
ATENÇÃO: No e-mail, citar no assunto: SEMINÁRITO ROTAS TECNOLÓGICAS. No corpo do e-mail, informar nome completo, fones de contato (celular e fixo) e instituição. Informações: (31) 3295.7270 ou pelo e-mail: [email protected].
Matéria produzida por Antônio Coquito, jornalista e assessor de comunicação do INSEA.
SERVIÇO:
SEMINÁRIO ROTAS TECNOLÓGICAS DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS E A RECICLAGEM DIANTE DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (PNRS)
Dias: 25 de setembro de 2013
Local: Auditório do CAD 2 – FAFICH/UFMG
Endereço: Av. Antônio Carlos 6627 – Pampulha – Belo Horizonte – MG.
Informações: (31) 3295.7270 ou pelo e-mail: [email protected]
PROGRAMAÇÃO
DIA 25 DE SETEMBRO
08h 30min às 9h: CAFÉ DE BOAS VINDAS
09h MESA DE ABERTURA
Representante do Comitê Interministerial de Inclusão Social de Catadores
Representante convidado do Ministério do Meio Ambiente – MMA
Representante do Ministério Público de Minas Gerais – MPMG
Representante do MNCR – Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis
Representante da Rede Nacional de Mobilização Social – COEP NACIONAL
Representante Ministério do Trabalho (TEM)/ Secretaria Nacional de Economia Solidária – (SENAES)MTE
Representante do Observatório da Reciclagem Solidária (ORS)
Representante da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
10h : CONFERÊNCIA DE ABERTURA: PERSPECTIVAS DA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS A PARTIR DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (PNRS)
Conferencista: Profa. Dra. Emília Wanda Rutkowski
Professora Associada I do Departamento de Saneamento e Ambiente da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Universidade de Campinas (UNICAMP). Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre [Limnologia] [University of Stirling, Escócia]. É docente em dois cursos de graduação Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo e dois programas de pós graduação [Engenharia Civil e Arquitetura, Tecnologia e Cidade. Coordena o FLUXUS, laboratório de Ensinagem em Redes Técnicas e Sustentabilidade Socioambiental. Presidente da subseção Campinas da ABES SP [Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental], que é secretaria executiva do Fórum Lixo&Cidadania RMC [Região Metropolitana de Campinas]. Membro da Comissão Coordenadora do Fórum Lixo e Cidadania do estado de São Paulo. Possui experiência na área de gestão ambiental, com ênfase em Gestão para o Saneamento, PAE (Planejamento Ambiental Estratégico), políticas públicas territoriais e ambientais, bacia ambiental e águas urbanas, coleta seletiva solidária de resíduos sólidos urbanos, redes técnicas e sustentabilidade socioambiental.
Debatedor: Roberto Laureano Rocha – Representante do MNCR
10h30min : MESA REDONDA 1 – INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS: ASPECTOS TÉCNICOS, ECONÔMICOS, AMBIENTAIS E SOCIAIS
MEDIADOR: Dan Schneider
Engenheiro, mestre em saúde ambiental e especialista em gestão ambiental, trabalha há mais de vinte anos com gestão pública de resíduos sólidos nas diversas esferas de governo e organismos internacionais. Participa atualmente da revisão do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do município de São Paulo. Consultor -Coalizão Nacional Anti-Incineração
Palestra 1. INCINERAÇÃO E GERAÇÃO DE ENERGIA POR RSU E A POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS.
Palestrante: Prof. Dr.Waldir Bizzo
Engenheiro mecânico e doutor em engenharia térmica, com pós-doutorado na área de pirólise de biomassa e resíduos. Professor e pesquisador na Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP, atuando em combustão e controle de poluição, e conversão térmica de resíduos e de biomassa. Foi diretor do Departamento de Limpeza Urbana do município de Campinas, SP.
Palestra 2. ROTA TECNOLÓGICA RECICLAGEM E INCINERAÇÃO: DISCUSSÃO COMPARADA
Palestrante: Thilo Schmidt
Mestre em Engenharia pelo Institute for Technology and Resources Management in the Tropics and Subtropics (ITT), Universidade de Ciências Aplicadas de Colônia, Alemanha. Consultor para gestão sustentável de resíduos sólidos, com atuação em projetos da cooperação internacional para o desenvolvimento. Com mais de 20 anos de experiência, as principais competências incluem a elaboração de planos de gestão integrada de resíduos em todos os níveis, estudos para consórcios intermunicipais, aproveitamento energético, reciclagem e gerenciamento de fluxos de resíduos específicos. Em 2011, elaborou de um Baseline Study “Organic Waste to Energy: Estudo sobre o Aproveitamento Energético da Fração Orgânica dos Resíduos Sólidos Urbanos no Brasil – Tecnologias disponíveis, Potenciais, Estado da Arte e Perspectivas” para a Deutsche Gesellschaft für International Zusammenarbeit (GIZ).
DEBATE
12h ALMOÇO
13h 30min – MESA REDONDA 2: TECNOLOGIAS DE DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS
MEDIADOR: José Cláudio Junqueira – FUMEC (a confirmar)
Palestra 1. ALTERNATIVAS DE TRATAMENTO DE RSU:INCINERADOR MASSBURN E BIODIGESTOR ANAERÓBIO
Palestrante: Ruy de Goes Leite de Barros
Geólogo .Trabalhou no Greenpeace, onde foi coordenador da Campanha Antinuclear no Brasil e América Latina, e em outras ONGs. De 2003 a 2009, foi Diretor do Departamento de Mudanças Climáticas (DMC) do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Ainda neste período, foi Secretário Substituto da Secretaria de Qualidade Ambiental e Assentamentos Humanos. Posteriormente, foi Oficial de Programas Senior do Programa das Nações Unidas (ONU) para o Desenvolvimento e atualmente é consultor da Fundação ClimateWorks.
Palestrante: Prof. Rodolfo Cardoso – Laboratório de Empreendimentos Inovadores da Universidade Federal Fluminense (UFF)
Doutor em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão e Inovação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestrado em Engenharia de Sistemas Organizacionais pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), sendo graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Engenharia de Armamento pelo IME. Coordena as atividades da UFF no Projeto da Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos por Pirolise Lenta a Tambor Rotativo, financiado por Furnas Centrais Elétricas.
DEBATE
15h30min INTERVALO
16h MESA REDONDA 3: TECNOLOGIAS DE REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM DE RSU
MEDIADOR: Prof. Francisco Lima /UFMG
Palestra 1.RECICLAGEM MECANIZADA: POSSIBILIDADES, VANTAGENS E CUSTOS
Palestrante: Henrique Filgueiras– Diretor da Titech
Palestra 2.COMPOSTAGEM E APROVEITAMENTO DE RESIDUOS ORGANICOS EM ÁREAS URBANAS
Palestrante: Dra. Mariza Fernanda P. Reis
Engenheira Química pela Pontifícia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul -PUC- RS. Doutora em Recursos Hídricos e Saneamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Engenheira Química do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) de Porto Alegre. Chefe da equipe de Reaproveitamento e responsável técnica da Unidade de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos Domiciliares. Coordenadora dos Projetos Coleta de óleos de Fritura e da Coleta de Resíduos Eletrônicos.
DEBATE
17h30min: SíNTESE DO DIA E ENCERRAMENTO
Representante do Observatório da Reciclagem Solidária (ORS)
A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.