O Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA) foi contemplado em julho de 2024, com um aporte de R$ 1,7 milhão, viabilizado por uma Emenda Parlamentar da Deputada Federal Duda Salabert. O recurso será destinado à execução do projeto “Ecossistemas Solidários: construindo conhecimento, trabalho e autonomia”, que busca consolidar ecossistemas solidários ao integrar educação, formação profissional, inclusão produtiva e desenvolvimento de habilidades. A iniciativa atenderá 210 pessoas em situação de vulnerabilidade, abrangendo áreas urbanas e rurais. O projeto está estruturado em três frentes principais:
Ampliação das estrutura do Centro de Formação em Transição Econômica: localizado na Fazenda Ciclos, em Esmeraldas, o espaço terá sua estrutura fortalecida para ampliar a oferta de formação e qualificação profissional.
Promoção da trabalhabilidade de pessoas LGBTQIAPN+ em situação de rua: em Belo Horizonte, serão firmadas parcerias com empresas e empreendimentos solidários para implementar programas voltados a trabalhadores LGBTQIAPN+ em situação de rua ou trajetória de vulnerabilidade.
Melhoria das condições de trabalho na Coopessolleste: a Cooperativa Solidária de Trabalhadores e Grupos Produtivos da Região Leste de Belo Horizonte receberá suporte para aprimorar suas estruturas e processos, promovendo melhores condições de trabalho.
O projeto está sendo realizado por meio de um termo de fomento firmado entre o INSEA e a Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (SENAES/TEM), dentro do Programa de Fomento e Fortalecimento da Economia Solidária, Associativismo e Cooperativismo.
A dedicação e empenho dessas instituições, tornaram possíveis a produção e continuidade dos projetos desenvolvidos pelo INSEA.